Como funciona uma Scanlation?

Postado por às

Olá pessoal, ontem eu me peguei pensando como é a vida de uma scanlation, assim somente refletindo, e pensei em pontuar aqui pra quem não faz ideia poder conhecer um pouco.

Primeiro vamos entender o que é uma scanlation, uma scanlation é basicamente um grupo de pessoas que com uma certa hierarquia traduzem e editam os mangas de origem japonesa, ou manhuas ou ate mesmos manhwas (sim são diferentes, mas isso é assunto pra outro post =3). A Scanlation ou Scantrad, como é conhecido aqui no Brasil, nada mais é que a contração da palavra escanear ou escaneamento e tradução ou translation.

Geralmente nós, brasileiros, em grande parte não temos ideia, mas o processo para o mangá chegar ate você é um tanto quanto burocrático e complexo. No japão e em paises de origem existem pessoas que escaneiam estes mangás, isso mesmo, vão la no scaner e scaneiam página por página e vendem esses scans, apesar que também é possível consegui-los gratuitamente.

Os mangás escaneados ou digitalizados são chamados de RAW, mas não tem nada a ver com o ".raw" que conhecemos das câmeras fotográficas, mas os princípios são os mesmos, os mangás digitalizados vem uma verdadeira merda, devido ao processo, eles vem com detalhes que podemos chamar de defeitos, sombra de outras páginas, muito escuro ou muito claro, e para esse tipo de tratamento de imagem exige um conhecimento avançado em tratamento de imagens (Designer), independente do software a ser utilizado, a precisão entre equilíbrio de cores, contraste e saturação é essencial para que não danifique a arte. No Brasil temos poucas pessoas que dedicam seu tempo em tratamento de raw, o mais comum é pegar o mangá pronto e traduzido para uma outra língua e editar.

Abaixo, raw's que darão um trabalho...
 Abaixo uma raw ate de certa forma boa!

Apos a captação e tratamento da raw, entra em cena o Tradutor Japonês/português este tem a tarefa de traduzir a língua nativa para português, incluindo onomatopeias, é um trabalho muito difícil, pois devido as grandes divergências entre nossas línguas e culturas é necessario uma certa experiencia para que a tradução fique boa e não distorça a historia original. Paralelamente entra em cena o Cleaner, este por sua vez, limpa as fala dos balões, onde será introduzida as falas traduzidas.

Logo após, o material é repassado para o Redraw, e como o nome já diz, ele e responsável por redesenhar as partes do mangá onde estiverem cobertas com palavras ou logotipos que venham a tirar o charme do trabalhos, e paralelamente o arquivo de tradução é encaminhando para o Revisor, que certifica que o texto traduzido é coerente e não existe erros ortográficos.

Apos todo este processo, o trabalho é enviado ao Editor, que fará a inserção da tradução no mangá ja limpo e redesenhado. Este já não se exige tanta experiencia, pra ser sincero uma pessoa novata conseguiria desempenar essa função porem quanto mais experiente, mais facilidade em manusear as ferramentas a pessoa vai ter.

Apos a edição o trabalho finalizado passa pelo Quality Check, onde a pessoa vai atestar para comprovar a qualidade do trabalho, logo apos, o trabalho é encaminhado para o Uploader que é responsável por hospedar os arquivos e disponibilizar aos leitores, seja em leitores online ou nos sites da scan.



Como representado no fluxograma acima, áreas como tradução, edição cleaner e redraw devem ter comunicação fluente entre si, pois é entre essa partes que podem haver confusões oque pode levar ao atraso na entrega do projeto.

Este é um fluxograma de uma scan bem estruturada, mas isso não é regra pois é possível que uma pessoa desempenhe duas ou mais funções, seja por falta de staff ou por habilidade, mas isso exige muita dedicação e também desgasta demais do staff, já que ele tem que conciliar a sua vida pessoal com o seu trabalho voluntario de editar/traduzir mangás.

Bem pessoal, esta é uma visão superficial, é claro que podemos descrever como ocorre o processo em mais detalhes, mas isso é assunto para outro dia =3

Não se esqueçam de comentar e compartilhar o post, isso ajuda e muito a scan!
#koujo
Compartilhe isto :

Nenhum comentário: